• Português
  • 简体中文
  • English
  • Français
  • Deutsch
  • 日本語
  • Lietuvių
  • Español

Agile Tour 2011 Poços de Caldas

O Agile Tour 2011 Poços de Caldas é o primeiro evento sobre métodos ágeis do sul de Minas Gerais e foi realizado nos dias 06 e 07 de outubro de 2011 nas dependências da PUC Minas Poços de Caldas, durante o Workshop de Informática do Sul de Minas Gerais.

O evento contou com o apoio e organização da PUC Minas e da Webgoal e reuniu palestrantes renomados que participam dos principais eventos de métodos ágeis e desenvolvimento de software do Brasil.

Apresentações

Fotos

Programação

06 de outubro de 2011 (quinta-feira)

18h às 19hCredenciamento e recepção dos participantes
9h às 19h15mAbertura do 1º dia do Agile Tour 2011 - Poços de Caldas
19h15m às 20h30m

Você ainda não pratica Test-Driven Development?

Você é desenvolvedor e está começando a entender as ideias por trás dos métodos ágeis? Mas como é possível entregar software de maneira frequente e ainda assim garantir a qualidade desse software? Nesta palestra, irei discutir sobre TDD, uma das práticas ágeis mais conhecidas dentre as citadas pela Programação Extrema. TDD diz que, antes de implementar alguma coisa, precisamos escrever um teste para essa funcionalidade futura. Mas será que é possível? Mostrarei como fazer, os desafios na adoção, os benefícios, e os possíveis problemas. E o melhor: sem apelar para o exemplo da (boa?) velha calculadora.

Mauricio Aniche - Caelum

Mauricio Aniche é aluno de mestrado em Ciência da Computação pelo IME/USP, onde pesquisa sobre TDD. Também é instrutor e desenvolvedor da Caelum - Ensino e Inovação, onde ministra os cursos da formação Java e formação Ágil. Mauricio já palestrou em diversos eventos brasileiros, como QCon SP, DNAD, Agile Brazil, WBMA e eventos internacionais, como Agile 2011 e TDD 2010. Mauricio acredita que TDD faz muita diferença tanto na qualidade interna quanto na qualidade externa dos códigos que ele gera.

20h30m às 21hCoffee break
21h às 22h15m

Desenvolvimento ágil na prática

Na prática, como o desenvolvimento ágil de software auxilia uma equipe? Como XP, Kanban, Scrum e vários outros métodos podem ajudar? Nesta palestra você verá uma abordagem sobre práticas e ferramentas de desenvolvimento ágil. Você entenderá que o objetivo principal do desenvolvimento ágil não é a velocidade, mas sim a entrega contínua de software com qualidade. Prepare-se, é necessário coragem e baixa resistência a mudanças para ser um bom desenvolvedor ágil.

Altieres Lopes - Webgoal

Altieres Lopes é formado em Ciência da Computação pela Unifenas e Mestre em Processamento de Imagens e Sinais pela UFSCar. Já trabalhou como professor universitário e em fábricas de software. Hoje trabalha com SCRUM e XP na Webgoal, desenvolvendo em diversas linguagens e atuando como líder técnico.

Guilherme Gonçalves - Webgoal

Guilherme Gonçalves está cursando em Ciência da Computação pela PUC Minas, foi monitor do curso e já estagiou na área de TI. Atualmente trabalha na Webgoal como desenvolvedor web utilizando práticas ágeis.

Guilherme Ferreria - Webgoal

Guilherme Ferreira é estudante de Ciência da Computação pela PUC Minas Poços de Caldas, trabalha com desenvolvimento web a 8 anos. Hoje trabalha com desenvolvimento ágil na Webgoal.

Rafael Valério - Webgoal

Rafael Valério está graduando em Ciência da Computação pela PUC Minas Poços de Caldas. Atua na área de desenvolvimento para web desde 2007. Hoje trabalha na Webgoal utilizando práticas ágeis no desenvolvimento de software.

22h15m às 22h30mEncerramento do 1º dia do Agile Tour 2011 Poços de Caldas

07 de outubro de 2011 (sexta-feira)

18h às 19hCredenciamento e recepção dos participantes
9h às 19h15mAbertura do 2º dia do Agile Tour 2011 - Poços de Caldas
19h15m às 20h15m

Construindo uma cultura de aprendizado

Quando alguém nos pergunta se desejamos evoluir profissionalmente, a resposta é automaticamente positiva. Porém, o que você realmente faz para que isto aconteça? Você dedica algum tempo para aprender uma nova linguagem? Estuda ou contribui com projetos de código livre? Participa ativamente de comunidades e eventos? A empresa onde você trabalha lhe oferece algum incentivo para que se dedique aos estudos? O que você tem feito para mudar este cenário? Nesta palestra você conhecerá alguns experimentos aplicados na Bluesoft, que têm resultado em um cultura de melhoria contínua, onde o aprendizado é levado a sério. Será apresentado o que temos feito para conquistar a excelência técnica que tanto desejamos bem como as lições aprendidas e os erros cometidos neste caminho.

André Faria Gomes - Bluesoft

André Faria Gomes é CKO (Chief knowledge officer) na Bluesoft Consultoria em São Paulo, Bacharel em Sistemas de Informação pela FIAP e Black Belt em Lean Seis Sigma. O foco principal de seu trabalho é na aplicação e coaching de métodos ágeis e na análise e desenvolvimento de software em diversas linguagens e plataformas. Com mais de 12 anos de experiência trabalhou com tecnologias com Java, Ruby, Groovy, Python, Php, Asp e Delphi. Atua fortemente na disseminação de métodos ágeis, através de artigos, palestras e podcasts. Mantém seu blog em http://blog.andrefaria.com

20h30m às 21hCoffee break
21h às 22h15m

Lean Startup

Programadores e empresas de tecnologia decidem criar um novo produto começando pelo desenvolvimento do software. Entretanto, descobrir e definir um modelo de negócio e um mercado para seu produto é mais importante. A maioria das Startups falham pela falta de um modelo de negócio sólido e pela falta de clientes para o seu produto, e não por questões tecnológicas. Lean Startup combina o desenvolvimento ágil de software com Customer Development, processo que foca no desenvolvimento do mercado e de clientes. Nesta palestra você vai aprender uma das melhores formas de empreender na área de tecnologia!

Matheus Haddad - Webgoal

Matheus Haddad é sócio fundador da Webgoal, empresa que cria produtos web utilizando métodos ágeis de desenvolvimento de software, design thinking e customer development. Possui mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de software e trabalha há 3 anos com métodos ágeis. Empreendedor, consultor e palestrante internacional, também realiza cursos e workshops sobre Scrum, XP, Lean, Kanban e técnicas de facilitação para projetos e equipes. Na área acadêmica, atua como professor de cursos de pós-graduação nas áreas de tecnologia e negócios. É mestre em Engenharia Elétrica na área de Inteligência Artificial pela FEI (São Bernardo do Campo), pós-graduado em Análise de Sistemas pela FASP (São Paulo) e bacharel em Ciência da Computação pela UNIFENAS (Alfenas).

22h15m às 22h30mEncerramento do Agile Tour 2011 - Poços de Caldas