• Português
  • 简体中文
  • English
  • Français
  • Deutsch
  • 日本語
  • Lietuvių
  • Español

Submitted Conference Content

Nom(s) et Prénom(s)

André Nascimento

JobServices & Delivery Executive Manager
emailme [at] anascimento [dot] net
Skypeidlegolas.eldalie
Phone number11 9693 6252
Entreprise/OrganisationResource IT Solutions
Ville (Pays)Brasil
Temps45'
Type de conférenceConference > 100 attendees
NiveauEverybody

O que temos feito de errado na adoção de agilidade?

Biographie

Possui experiência de mais de 8 anos em desenvolvimento e arquitetura de software, principalmente na plataforma .NET, atuando como desenvolvedor, arquiteto e líder de equipe em projetos estratégicos nas áreas de mídia, varejo, financeira e industrial. Começou a mexer com desenvolvimento ágil em meados de 2008 e desde então se considera membro dos "cascateiros anônimos", buscando implementar e manter um modelo de gestão baseado em práticas ágeis e colaborativas. Atualmente é gerente executivo responsável por um dos centros de desenvolvimento de software da Resource IT Solutions em São Paulo, trabalhando sob filosofia e processos ágeis em seus projetos. Ao mesmo tempo, é responsável pelas iniciativas de Cloud Computing para desenvolvimento em plataformas como Force.Com. Realiza workshops e treinamentos para outras equipes da empresa e clientes, buscando difundir a cultura ágil ao mercado de software em geral. Também mantém um blog sobre agilidade, gestão e desenvolvimento de software, onde compartilha com a comunidade alguns pensamentos e experiências em gestão de equipes com foco em desenvolvimento ágil.

Description

O termo agile tem se tornado "mainstream" entre várias empresas brasileiras. Hoje todos querem utilizar e implementar os métodos que estão "revolucionando" a indústria de desenvolvimento de software em escala mundial. O problema, é que como toda prática que vira "mainstream", a maioria das empresas está fazendo uso completamente equivocado das práticas e métodos considerados ágeis. O principal ponto de equívoco é justamente deixar de lado - ou nem tentar - conhecer e basear a utilização dos métodos ágeis na cultura ágil. Cultura é o mais importante sempre, depois vêm as práticas. A ideia dessa apresentação é mostrar na prática quais são os erros conhecidos e mais cometidos pelo mercado na tentativa de implementar métodos ágeis e alertar os participantes para que fujam dessas práticas diariamente em seus ambientes de trabalho.

Pré-requis

Conhecer basicamente o manifesto ágil para desenvolvimento de software e as práticas de gerenciamento do SCRUM.

Bénéfices pour les participants

Baseado na experiência do palestrante, serão compartilhadas dicas e histórias reais de implementações que não deram certo e o porque isso aconteceu. Ao final da apresentação, os participantes poderão distinguir entre abordagens e empresas que se "dizem" ágeis e as que buscam se basear na cultura.
Go to the submission page!